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15 táticas que vão projetá-lo no SMS Marketing

Se está a tentar promover o seu produto e fazer crescer o seu negócio não tem outra escolha senão contactar o seu público-alvo através dos meios móveis. É aqui que está a maioria dos clientes, uma vez que, cada vez mais em todo o mundo os dispositivos móveis ultrapassam o acesso fixo à Internet. São vários os métodos que existem para o ajudar chegar ao consumidor, tais como banners, publicidade em jogos e aplicações ou códigos QR.

O SMS marketing é um desses métodos. É um sistema de marketing de baixo custo e alto retorno, que usa mensagens de texto para transmitir conteúdos aos clientes. Há muitas razões para experimentar, desde o seu baixo custo inicial, até ao facto de estar comprovado que uma larga maioria das mensagens são garantidamente abertas e lidas. Quando usado com sucesso é uma plataforma muito eficaz para comunicar com os clientes.

Damos-lhe agora 15 táticas que comprovadamente ajudam a projetar a sua empresa.

 

1. OFEREÇA INCENTIVOS.

Seduza os seus clientes, oferecendo vouchers ou promoções através de SMS àqueles que subscrevem o serviço. Isto faz com que os clientes se sintam como uma parte de um “clube secreto” ou comunidade, com vantagens únicas e diferentes do cliente comum.

 

2. ESCREVA MENSAGENS CURTAS E FÁCEIS DE PERCEBER.

Mais de 90% de todas as mensagens SMS são lidas em menos de 3 minutos, o que torna este método uma forma íntima de se ligar aos seus clientes. Com apenas 160 caracteres para usar, tem que garantir que a sua mensagem é concisa e direta, e que oferece o alto valor que o seu cliente precisa para responder positivamente.

 

3. TENHA UM “CALL-TO-ACTION” CLARO.

Dois fatores para uma campanha de SMS bem-sucedida: transmitir as palavras-chave e um código curto. Se quer que os clientes participem numa campanha certifique-se esses dois itens se destacam e não são enterrados na mensagem.

 

4. USE UM REMETENTE COM O NOME OU MARCA DA EMPRESA OU PRODUTO.

Usar um remetente que é o nome da sua empresa ou a marca do produto, ajuda a identificar de imediato a origem da mensagem e passa uma imagem de profissionalismo e aumenta o prestígio da empresa ou marca.

 

5. FAÇA CONCURSOS INTERATIVOS.

Inclua o seu site ou links de redes sociais na resposta automática aos participantes dos concursos. É uma maneira simples e rápida de ligar os clientes às suas várias páginas, seduzindo-os a clicar nos links.

 

6. INCENTIVE OS SEUS CLIENTES.

As mensagens SMS podem incitar os utilizadores a partilhar os seus links de redes sociais. A melhor publicidade é a de boca a boca, pelo que pode premiar os clientes que mais o referem com uma oferta especial ou brinde.

 

7. CRIE UM SENTIMENTO DE URGÊNCIA.

Incluir uma espécie de data de validade incentiva os clientes a responder mais rapidamente, e ajuda-o a alcançar resultados ou obter informações mais rápido.

 

8. SE ENVIAR UMA OFERTA, TORNE-A EXCLUSIVA.

Inclua a ideia de que a campanha é exclusiva para clientes VIP e faça-os sentir como parte de algo especial. Se a oferta estiver disponível para qualquer cliente, subscrever as suas campanhas torna-se algo menos atrativo.

 

9. USE OS SMS COMO CATAPULTA PARA AS REDES SOCIAIS.

Promova os concursos ou sorteios que estão nas suas páginas das redes sociais através dos SMS que envia aos seus clientes. Pode envolvê-los ainda mais através dessas páginas, mas use o SMS como uma forma de os dirigir para lá.

 

10. TIRE DÚVIDAS OU ENVIE INQUÉRITOS.

Pergunte aos clientes a opinião deles sobre um produto ou ideia, ou mesmo se deve lançar uma página numa nova rede social. Envie as conclusões do seu inquérito aos seus clientes, ou publique os resultados numa das suas páginas de redes sociais e encaminhe os seus assinantes para lá.

 

11. ENVIE UM SMS COMO SEGUIMENTO DE UM E-MAIL.

A maioria dos utilizadores recebe ambas as mensagens nos dispositivos móveis, o que ajuda a aumentar as taxas de resposta e a envolvê-los no assunto da mensagem.

 

12. ENVIAR SMS NO MOMENTO CERTO.

Agende as campanhas para alturas em que os seus clientes não estejam ocupados, como antes ou após o trabalho, ou durante o horário de almoço. Regra geral, não se enviam SMS antes das 9h ou após as 22h.

 

13. FOQUE-SE NUM PÚBLICO MAIS JOVEM.

O número de utilizadores de dispositivos móveis com idades entre os 18-49 tem crescido muito, e são utilizadores de SMS muito mais ativos do que os “baby boomers”.

 

14. QUESTIONE OS CLIENTES SOBRE AS SUAS PREFERÊNCIAS.

Questione sobre as melhores alturas para receber mensagens e que tipo de informação é que eles querem receber. Depois basta personalizar estas preferências no seu serviço de SMS.

 

15. PERSONALIZE OS SMS.

Os clientes respondem mais aos assuntos que lhes estão diretamente ligados, por isso sempre que puder insira o nome dos seus clientes. Pode também segmentar os seus grupos de assinantes para enviar SMS mais relevantes com base nas suas preferências.

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